• Marcelly Chrisostimo

7 Ideias de Eventos na Biblioteca Escolar




Num post recente, compartilhei com voces algumas razões para fazermos eventos e ações na Biblioteca Escolar. Mas, como voces sabem que eu mato a cobra e - dou o passo a passo de todos os possiveis movimentos da paulada que daremos na cabeça dela até a sua morte, hoje, vim trazer alguns exemplos práticos de eventos.


O que eu gostaria MESMO é de compartilhar fotos dos eventos que eu mesma participei e organizei ou auxiliei a organizar, mas, por questões de normas institucionais, não posso... Mas, vamos lá!

Papo com o Autor (Visitas)

Essa é uma incrível oportunidade de valorizar o trabalho de profissionais do livro, divulgar seu trabalho e ser efetivamente a ponte entre o autor, a obra e o seu público. Eu já recebi autores para falar sobre suas obras e o processo de escrita, já recebi autores para fazerem leitura em voz alta de seus títulos, para tarde de autógrafos... O formato varia e deve ser combinado entre o autor e a escola.


Todas as vezes que presenciei encontros com autores, vi um despertar dos alunos para buscar a obra em questão que talvez não aconteceria na mesma proporção se não fosse o evento.


Sarau

"O sarau é um evento cultural ou musical realizado geralmente em casas particulares e em espaços públicos onde as pessoas se encontram para se expressarem ou se manifestarem artisticamente. Envolve, portanto, Arte e Cultura, acontecimento este repleto de muita música, poesias, dança e leitura de livros." (Fonte: Wikipedia).


Eu vejo os sarais como uma ótima oportunidade para envolvermos outros departamentos como Música, Artes, Dança (quando existirem). E claro, o de línguas também. Que tal um dia inteirinho de poesias recitadas com decoração temática, música na biblioteca, dança enquanto rolam as apresentações e o que mais for possível.


Semana da Biblioteca ou Semana do Livro

Esse é o evento queridinho do meu coração. Foi o primeiro grande evento que eu tive contato nas escolas em que eu trabalhei. Existem escolas que fazem os dois, existem escolas que mesclam tudo em um só... a escolha é sua (e da sua estrutura e recursos). As possibilidades são infinitas: uma semana inteirinha de programações da biblioteca.


Você pode inserir algumas das outras ideias, pode escolher um tema e desenvolver atividades e jogos em cima desse tema. Todos os anos, a American Library Association divulga um tema que é seguido por bibliotecas ao redor do mundo. Mas, você é livre. Você pode seguir essa recomendação ou desenvolver seu próprio. Eu gosto de escolher autores ou títulos marcantes que estejam comemorando datas específicas. Exemplo: 20 anos de Harry Potter, Centenário do autor x, etc... A Semana da Biblioteca que eu mais amei foi a de Alice no País das Maravilhas! Deixe suas ideias fluirem...


Feira de Profissões

Vocês sempre me pedem dicas que engajem os alunos mais velhos. Se a sua escola possuir Orientador Vocacional, psicólogo e etc., já pensou em propor uma parceria para fazer um evento sobre profissões?


Você pode integrar os pais e convidados externos que sejam representantes de profissões específicas para irem falar e palestrar um pouco sobre suas rotinas de trabalho e tirar dúvidas. Que tal convidar ex alunos? Que tal fazer rodas de conversa sobre oportunidades e desafios de cada uma das áreas, perspectivas de mercado e etc?


Se você tiver disposição, ainda pode tentar relacionar às profissões à personagens literários específicos...


Feira de Ciências

Esse é um evento que se você não tiver estrutura na biblioteca, pode ser exposto no Departamento de Ciências se houver um na sua escola. Mas, que tal se oferecer para auxiliar os professores de Ciências e participar das aulas provendo as fontes de informação necessárias e auxiliando professores e alunos desde a concepção das ideias do projeto?


A exposição dos trabalhos será a cereja do bolo.


Concursos

A competitividade é uma característica forte na maioria dos adolescentes - e adultos. Os prazos e um possível prêmio são o gás que pode impulsionar a produção de materiais surpreendentes. E dentro da seara concursos, existem outras possibilidades, né? Fotografia, Resenhas, Desenhos, Vídeos curtos (alô TikTok)... O bacana é que essa é uma atividade facilmente adaptada para o virtual. Não esqueça de convidar uma equipe bem legal para fazer parte da banca examinadora, tá?

Feira do Livro

Se eu tiver que escolher um tema ou evento que vocês mais me pedem ajuda e dicas sobre, sem dúvidas, será Feira do Livro! A Feira do Livro pode ser uma boa oportunidade de atrair os pais para a biblioteca também. Eu amo porque faço acordos com as empresas e sempre resgato uma porcentagem das vendas em créditos que troco por livros! Assim, eu garanto que sempre terei lançamentos - mesmo que a verba do orçamento não seja como o esperado...


E olha, se você quer saber Como montar uma Feira do Livro, eu vou dar um AULAO sobre isso HOJE, às 19:30h no Youtube! Já ativa o lembrete dessa aula aqui ó: Canal da Mocinha - Youtube


E se você não quer perder nenhuma aula gratuita, esse é o grupo de lembretes para receber o link de todos os aulões gratuitos: Quero ser avisado das Aulas Gratuitas Semanais

Te espero lá!

456 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo