• Marcelly Chrisostimo

Blind Date with a book: um encontro às cegas para se apaixonar por um livro


Foto via BookshopSanta Cruz


E mesmo em meio a quarentena, junho continua sendo um mês de romantismo aqui no Brasil, já que dia 12 é Dia dos Namorados.

Em minha dissertação de mestrado, sugeri algumas atividades de mediação de leitura para bibliotecas escolares. Uma delas é o Blind Date with a book, ou em tradução livre, Encontro às cegas com um livro.


Sabemos que apesar de o público da Biblioteca Escolar ser infantil ou infanto-juvenil e que muitos não tem idade nem para pensar em namorar, acredito que essa seja uma boa forma de trazer o clima romântico para a biblioteca.

O Encontro às cegas Ou Blind Date with a Book é uma atividade que visa divulgar títulos que ainda não tenham uma visibilidade entre os usuários. Essa ideia começou na Elizabeth's Bookshop, uma livraria da Austrália.


Essa é uma boa oportunidade não só de atrair a atenção dos alunos à biblioteca, mas, também de promover a leitura de títulos que possuem boas histórias, mas por vezes, são pouco procurados. Além de ser adaptável à todas as faixas etárias, essa atividade incentiva que os alunos saiam de suas zonas de conforto literárias.


Você vai precisar de:


  • Livros a serem utilizados (dê preferência para aqueles não tão famosos/não tão lidos. Outra dica é escolher gêneros variados);

  • Cartolina ou murais para a divulgação;

  • Uma mesa ou expositor para dispor os livros encapados;

  • Material para encapar os livros - já vi com papel pardo, cartolina, jornais - o ideal aqui é reaproveitar alguma cartolina antiga...;

  • Fita durex.



Foto via Carolina Sudbeck


Basicamente, separe palavras chave para cada um dos títulos. Se houver alguém na sua equipe bom em desenho, talvez, seja uma ideia desenhar um ou outro símbolo da história. A ideia aqui é dar uma dica quanto ao gênero ou assunto de cada título, mas sem dar spoiler, hein? Lembre-se de colocar o numero de registro no sistema do lado de fora também, para que você não tenha que abrir o embrulho e permitir que seus alunos tenham essa experiencia longe da biblioteca.


Convide os alunos a visitarem a biblioteca enfeitada para o Dia dos Namorados. Espalhe corações, balões, o que for possível. Gosto da ideia de colocar também umas músicas apaixonadas para tocar e entrar no clima.


Eu amo muito essa atividade! Não se esqueça de registrar tudo e tirar fotos, viu?


Ah, existe uma livraria que vende livros nesse esquema, sabia? Acesse aqui!


Se quiser conferir mais inspirações, postei algumas lá no perfil da @mocinhadabiblio no Instagram.


©2020 por Mocinha da Biblio. Orgulhosamente criado com Wix.com