• Marcelly Chrisostimo

Cadê os alunos? 5 coisas que afastam os alunos da biblioteca




Cadê os alunos? Onde estão? Onde vivem? Do que se alimentam? E por que eles não estão indo à biblioteca? Hoje, na Mocinha da Biblio. Você já parou para pensar que algumas ações ou falta delas podem AFASTAR os alunos da sua biblioteca? Os alunos e a biblioteca é uma relação cautelosa e de conquista.


Mas, te aconselho a observar cuidadosamente os pontos a seguir...


Espaço não convidativo


Talvez, o calcanhar de aquiles da nossa área, porque esse não é um fator que esteja necessariamente sob nosso controle. Muitas vezes, a biblioteca fica por último. Uma pequena saleta ou sala de aula não utilizada... já vi casos até de instalarem uma nos corredores.


Bibliotecários poderiam facilmente ser confundidos com milagreiros! Minha dica aqui é: tente trazer vida com cores, criatividade e trabalho. Muito trabalho! Use a abuse de murais!


Acervo desatualizado/não adequado


Tá, nem todo mundo tem verba para comprar os lançamentos. Mas, há estratégias que podemos aplicar para levantar alguns recursos. (Tem post aqui sobre isso).

O que seus alunos gostariam de ler? Você possui para oferecer?


Ps.: eles escolhem o livro pela capa (quase sempre), tá?


Postura do bibliotecário


Você voltaria em um lugar onde não foi bem recebido ou tratado?


Porque eu não volto. Me revolto quando entro numa loja e sou mal atendida e desisto da compra sempre.


Vista-se do seu melhor sorriso, seja gentil, acolha esse aluno. Isso faz toda a diferença.


Outros alunos...


Você se lembra de quando estava na escola?

Você lembra sobre como se sentia inseguro em relação aos alunos mais velhos? Sobre como existia o point de cada grupinho?


Há alunos que por dificuldades de interação e socialização irão evitar a biblioteca caso um grupo de alunos x esteja ali.

Uma forma de minimizar isso é observando como os grupos interagem e tentando socializar com eles também. Eu largo tudo e sento na mesa com eles. Jogos de tabuleiro são uma boa pedida!


Eles não sabem o que tem lá...


Eu sei. É óbvio. Mas, muitos alunos não vão à biblioteca porque não se consideram leitores.


Eles não sabem o que acontece lá. Eles não sabem o que tem lá.

Eles não sabem que tem livros em quadrinhos também e que eles poderiam ir para usar o espaço somente. Divulgue o máximo que puder seus serviços e espaço. Repita até eles absorverem.


Biblioteca vazia


É contraditório mesmo. Muitos alunos não vão à biblioteca porque não é "cool" estar lá.


O que os amigos deles iriam pensar se soubessem que eles estão na biblioteca se ninguém quer ou vai lá?


Existem meios de atrair a atenção dos alunos e movimentar esse espaço, mas, isso é papo para outro post!


____________________


Lembrando que as pré matrículas para o curso gratuito "Assumi a gestão. E agora?" estão abertas! Clique aqui para se inscrever e garantir sua vaga! O cenário é bem comum. Nós nos esforçamos tanto para cursar a graduação que muitas vezes, não pensamos no que acontecerá depois. Nem todo mundo tem a oportunidade de se formar empregado ou aprovado em um concurso. E a busca pelo tão sonhado diploma é rapidamente trocada pela busca pela primeira oportunidade de atuar com CRB ativo.


Mas, será que estamos preparados? Será que sabemos exatamente o que estamos fazendo e COMO estamos fazendo ao receber a responsabilidade de gerenciar uma biblioteca? O "Assumi. E agora?" é o primeiro curso online organizado e ministrado pela Mocinha e será entregue ao vivo de forma totalmente gratuita. As aulas serão ministradas na semana de 4 a 10 de Setembro, no formato ao vivo, sempre às 20 horas.


Nele, discutiremos sobre algumas chaves que podem ser o diferencial na organização, gestão e talvez, a razão para não jogar tudo pro alto, no nosso primeiro ano de gestão de uma biblioteca escolar.


#biblioCEO #mocinhadabiblio

9 visualizações

©2020 por Mocinha da Biblio. Orgulhosamente criado com Wix.com