- Marcelly Chrisostimo
"Como você dá conta?" - A importância da organização na gestão da Biblioteca Escolar (e da vida)!

Eu sou aquela típica pessoa que tenta abraçar o mundo. E que precisa se policiar em todo o tempo para não assumir mais tarefas e responsabilidades do que é capaz de cumprir. Ainda não cheguei lá, confesso. Dizer não é um exercício, mas, até que tenho ficado boa nisso, sabia? Eu sou movida a metas. E listas. A louca da papelaria, dos post-its e das canetas coloridas. Aquela que sempre emprestava o caderno para tirarem xerox porque anotava basicamente tudo? Prazer, sou eu.
Muitas pessoas podem achar isso maravilhoso, mas, foi preciso alguns sustos para eu entender que precisava mudar isso. E mudar o ritmo frenético de atividades não significava necessariamente parar. Afinal, o mundo não nos espera aprender, baby. Ele segue em movimento e aí de nós se não dermos uma corridinha de vez em quando. Vou falar de novo porque talvez você não tenha prestado tanta atenção: eu disse de vez em quando. Uma corridinha com aquele projeto importante e de prazo curto é diferente de adotar o correndo como modus operandi. Esse não pode ser o padrão, não é saudável. E eu vou compartilhar com vocês alguns dos meios que eu passei a utilizar para aprender a me organizar e gerenciar melhor tanto meus processos na biblioteca escolar quanto meus projetos paralelos e vida pessoal.
O segredo está na organização e no planejamento...
Nada novo debaixo do sol... todo mundo já tá cansado de ouvir que é preciso ter um mínimo de organização para que a vida flua. Mas, as pessoas te mostram como?
Vou dividir nos passos que eu adotei e funcionaram para mim:
1) Aprenda a dizer não.
2) Realize um diagnóstico detalhado. Conheça suas fraquezas e potencialidades.
3) Estabeleça sua prioridade:
4) Foco não é um dom. Precisa de exercício.
5) Respeite o seu ritmo e a você mesma.
6) Otimize o processo através de ferramentas.
Em breve, vou tentar compartilhar um pouquinho sobre cada uma dessas ferramentas. Combinado?