• Marcelly Chrisostimo

Fake News e a Biblioteca Escolar



As Fake News são notícias falsas distribuídas e compartilhadas de forma deliberada e que podem causar desinformação. Esse compartilhamento pode acontecer via jornais, televisão, rádio e, recentemente, online através de sites e redes sociais. Este tipo de notícia é escrito e publicado com a intenção de enganar, a fim de se obter ganhos financeiros ou políticos, muitas vezes com manchetes sensacionalistas, exageradas ou evidentemente falsas para chamar a atenção.


E as consequências podem ser irreparáveis. Mas, o que as Bibliotecas Escolares tem a ver com isso?


Como bibliotecários escolares, educadores e mediadores no processo de acesso à informação, precisamos facilitar e conscientizar o entendimento dos alunos.


E se os alunos puderem desenvolver esse senso crítico ao longo de sua formação, teremos uma sociedade mais responsável e consciente.


Dicas para combater as Fake News


ANALISE A NOTÍCIA - ANTES de compartilhar


  • Você leu a notícia antes de compartilhar?

  • O título parece sensacionalista?

  • A data está atualizada? Se for antiga, a notícia ainda é coerente?

  • Quem é o autor? Você o conhece? O que mais ele escreveu? Pesquise sobre ele.

  • O site parece confiável? A internet é um mar de informações. Você confia em tudo que dizem para você na vida offline? Então não confie no online.

  • A notícia se mostra neutra? Ou defende veementemente um ponto de vista? Tente se despir das suas próprias crenças e convicções.

  • A notícia possui REFERÊNCIAS? Links e documentos que assegurem sua veracidade?

  • Na dúvida, estude um pouco mais sobre o assunto. Busque outras fontes, compare e analise a informação antes de decidir compartilhar.


FACT CHECKING ou checagem dos fatos


O alto fluxo de compartilhamento de Fake News propiciou a criação de agências e sites dispostos a averiguar a veracidade das informações. A essa prática, damos o nome de Fact Checking ou Checagem de fatos. Existem sites, agências e instituições que se dedicam a investigar essas notícias. Seguem algumas delas:


Se você se interessar mais por estudar esse assunto, fique de olho no feed do Mocinha da Biblio no Instagram porque em breve teremos novidades!



32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo