- Marcelly Chrisostimo
Fake News e a Biblioteca Escolar

As Fake News são notícias falsas distribuídas e compartilhadas de forma deliberada e que podem causar desinformação. Esse compartilhamento pode acontecer via jornais, televisão, rádio e, recentemente, online através de sites e redes sociais. Este tipo de notícia é escrito e publicado com a intenção de enganar, a fim de se obter ganhos financeiros ou políticos, muitas vezes com manchetes sensacionalistas, exageradas ou evidentemente falsas para chamar a atenção.
E as consequências podem ser irreparáveis. Mas, o que as Bibliotecas Escolares tem a ver com isso?
Como bibliotecários escolares, educadores e mediadores no processo de acesso à informação, precisamos facilitar e conscientizar o entendimento dos alunos.
E se os alunos puderem desenvolver esse senso crítico ao longo de sua formação, teremos uma sociedade mais responsável e consciente.
Dicas para combater as Fake News
ANALISE A NOTÍCIA - ANTES de compartilhar
Você leu a notícia antes de compartilhar?
O título parece sensacionalista?
A data está atualizada? Se for antiga, a notícia ainda é coerente?
Quem é o autor? Você o conhece? O que mais ele escreveu? Pesquise sobre ele.
O site parece confiável? A internet é um mar de informações. Você confia em tudo que dizem para você na vida offline? Então não confie no online.
A notícia se mostra neutra? Ou defende veementemente um ponto de vista? Tente se despir das suas próprias crenças e convicções.
A notícia possui REFERÊNCIAS? Links e documentos que assegurem sua veracidade?
Na dúvida, estude um pouco mais sobre o assunto. Busque outras fontes, compare e analise a informação antes de decidir compartilhar.
FACT CHECKING ou checagem dos fatos
O alto fluxo de compartilhamento de Fake News propiciou a criação de agências e sites dispostos a averiguar a veracidade das informações. A essa prática, damos o nome de Fact Checking ou Checagem de fatos. Existem sites, agências e instituições que se dedicam a investigar essas notícias. Seguem algumas delas:
All Sides (esse site mostra uma mesma noticia veiculada por jornais de diferentes orientações políticas - AMO).
Se você se interessar mais por estudar esse assunto, fique de olho no feed do Mocinha da Biblio no Instagram porque em breve teremos novidades!