• Marcelly Chrisostimo

O que é o Z39.50?



O Z39.50 é um protocolo que permite acesso a catálogos de bibliotecas e instituições pelo mundo. Foi criado pela Library of Congress e responde à norma ISO 23950:1998. . 👉🏼 Por que isso é tão legal?

A cada livro que chega, precisamos catalogar no sistema e preencher vários campos com informações sobre o livro.... O Z39.50 poupa TEMPO quando permite que migremos os mesmos dados. .

👉🏼 Como funciona?

Caso o software tenha o protocolo configurado, antes de preencher todos os dados, é possível pesquisar nas bibliotecas do mundo afora (que tb possuam o protocolo). O ISBN é suficiente para localizar o título. .

👉🏼 Todo bibliotecário utiliza isso?

Não! A realidade é que falta de investimento em muitas bibliotecas. Softwares são caros e apesar de facilitarem a nossa rotina, seria ilusão achar que todos tem esse acesso. .

👉🏼 O protocolo recupera todos os livros?

Não. Como a minha biblioteca é composta majoritariamente de títulos em inglês, eu diria que consigo recuperar mais da metade. Mas, para títulos em português, costumo encontrar poucos e faço manualmente. . Recomendação de autores que publicaram sobre isso: (existem mais, mas, esses são os que li e recomendo!)


Márcia Rosetto e William Moen.

0 visualização

©2020 por Mocinha da Biblio. Orgulhosamente criado com Wix.com