• Marcelly Chrisostimo

Quais os riscos de uma Biblioteca Escolar vazia/subutilizada?

O que vem a sua mente quando você pensa em uma biblioteca escolar?


Eu espero que você não diga uma biblioteca silenciosa. Por favor!


Eu imagino cores, muitas cores. Crianças e adolescentes conversando, rindo, socializando e claro, lendo também. Porém, não só lendo individualmente, mas, lendo em conjunto, compartilhando suas leituras, movimentando as estantes...


Sabemos que essa não é a realidade de todas as bibliotecas. Há escolas que até possuem esse espaço, mas, por alguma razão estão subutilizadas, sem movimento, sem vida. Quais os riscos de uma Biblioteca vazia? Quais as consequências de ter um espaço subutilizado? Escolhi apenas 5, mas se continuarmos refletindo, encontraremos mais, com certeza!


1) Falta de retorno do investimento realizado


Toda biblioteca é criada por uma razão, por uma missão e propósito. Quando as pessoas não estão utilizando esse espaço e serviços, todo o tempo, recurso, e dinheiro que foram investidos ali deixam de ter um retorno. E esse retorno pode ser material, intelectual, social, educacional... não importa qual seja. Sempre terá um retorno. E se ele não acontece, como justificar novos investimentos?


2) Índice de leitores


Formação de leitores é um dos objetivos base de toda biblioteca escolar. É claro, que há outros fatores relacionados, mas, sem a biblioteca, esse incentivo e promoção da leitura ficam limitados. Os livros e a biblioteca são uma ponte para o despertar pela paixão de ler. E quão mais inserida e viva a biblioteca, maiores as chances de termos alunos fiéis e apaixonados pela leitura.


3) Desempenho escolar


Já é senso comum que os alunos que mais leem costumam ter um maior desempenho em outras disciplinas de seu currículo escolar. Recomendo a leitura desse artigo "A importância da leitura para o desempenho escolar dos alunos de Ensino Fundamental" de José Ferreira Simões.


4) Professores sobrecarregados


Quando alguém não cumpre sua função, com certeza, outra pessoa ganha mais responsabilidades do que pode ou deveria carregar. Se a biblioteca não cumpre seu papel, professores, pais e outros profissionais que poderiam trabalhar colaborativamente compartilhando e dividindo as responsabilidades, acabam ficando sobrecarregados.


5) Desinformação


O bibliotecário recebe treinamento para aprender a discernir fontes confiáveis de não confiáveis. Esse filtro antes de adquirir uma obra e oferecer ao corpo escolar economiza tempo e minimiza consequências negativas como a desinformação.


Ter muitas fontes não é o suficiente, é preciso ter as fontes adequadas para cada um dos objetivos.






9 visualizações

©2020 por Mocinha da Biblio. Orgulhosamente criado com Wix.com