• Marcelly Chrisostimo

Ressaca Literária: 5 sites para te ajudar a superar e encontrar sua próxima leitura



Que atire a primeira pedra o leitor que nunca se sentiu completamente órfão ao terminar uma leitura. A depender do livro, eu confesso que vou começando a desacelerar a leitura quando vejo que o fim está próximo. Ás vezes, só não quero me despedir da história e seus personagens... Só eu sei o quanto enrolei para terminar de ler Harry Potter e as relíquias da morte. Foram tantos anos crescendo junto que eu quase me sentia o quarto elemento da trupe da Grifinória, apesar de achar que meu lado nerd faria o chapéu seletor me mandar para Corvinal. Eu não era assim a mais corajosa, sabe? Rs.


Todo esse envolvimento com as histórias, nuances e personagens me faziam travar ao engatar em uma nova leitura. Talvez, por estar tão apegada a leitura anterior que eu ficasse com medo de não gostar de um novo enredo, de me decepcionar. Ou até de me envolver com novas personagens. Quem vai saber?


A questão aqui é que uma forma que pode facilitar tanto na escolha de novos títulos para leitura quanto na recomendação de leituras para outras pessoas é indicando livros com algo em comum. Vide A culpa é das estrelas e todos os outros livros sobre pacientes terminais que se sucederam... - sucesso absoluto entre as adolescentes, diga-se de passagem.


Então para facilitar a sua vida, irei indicar websites que façam essas conexões e sugiram novos títulos a partir de uma leitura anterior. Os sites estão em inglês, então, se você não dominar o idioma, sugiro que de um Google para descobrir o título do livro em questão em inglês.


What should I read next?

Com um sistema de busca que consiste em digitar o título ou ISBN de um livro, o What Should I read next? é o site que deu origem a esse post. O título significa O que eu deveria ler em seguida? Clique aqui para acessar.


Gnooks

Gente, vocês precisam conhecer esse site. Ele faz uma pequena pesquisa sobre as preferências do leitor e a partir de então faz recomendações de outros autores. Acesse aqui!


Goodreads

Se você é amante de livros, provavelmente já ouviu falar sobre a maior rede social literária do mundo. Esse é um local não só para buscar novos títulos para se ler, mas, também para se conectar a outros leitores, autores, ler resenhas, escrever as suas, registrar leituras e etc. O site está em inglês, mas é possível encontrar muitos brasileiros por lá também. Eu utilizo muito esse site durante meu processo de seleção de títulos para aquisição, gosto de ler as resenhas, saber o que os leitores acham sobe os títulos antes de comprar. Pessoalmente, não consigo manter o meu perfil lá muito atualizado, mas é uma ótima ferramenta. Acesse aqui.


Skoob

Eu diria que o Skoob é o Goodreads brasileiro. A proposta é a mesma e se você tem dificuldades com o inglês, facilite sua vida e já se cadastre na versão tupiniquim. Acesse aqui.


Amazon

Tá, eu sei que a Amazon é um site para compra de títulos. Mas, você já pensou em usar os algoritmos a seu favor? Os algoritmos costumam registrar todos os títulos que você já visualizou, comprou e pesquisou e frequentemente te mostram outras opções de compra. Eu sempre dedico um tempo a olhar as opções e indicações que ela me oferece. Geralmente, a Amazon acerta! Acesse aqui.


Essas são algumas das plataformas que utilizo sempre que a ressaca literária bate ou que preciso trabalhar em um mural de recomendações ou na lista de novos títulos. Espero que ajude!


0 visualização

©2020 por Mocinha da Biblio. Orgulhosamente criado com Wix.com