• Marcelly Chrisostimo

SEARS LIST: uma ferramenta de indexação


O SEARS LIST of Subject Headings ou Cabeçalho de assunto é um vocabulário estruturado com termos listados para que utilizemos no processo de indexação de assunto. Ele apresenta detalhes e regras para padronizar esse processo e evitar duplicidades. Segundo a American Library Association, a primeira edição foi publicada em 1923 por Minnie Earl Sears (daí o nome, a lista de Sears). Está disponível em versão online e impressa.


Foto via Jornal da Associação Portuguesa de bibliotecários, arquivistas e documentalistas.


Existem outros vocabulários controlados, inclusive, a própria Library of Congress disponibiliza em seu site PDFs com parte do seu Library of Congress Subject Headings. Se você dedicar um tempo a buscar outros, encontrará várias opções! É importante que você compare essas opções, suas características para então fazer uma escolha mais adequada à sua necessidade.


No meu caso, eu escolhi adquirir o SEARS LIST e, eu realmente acredito que ele atende muito bem às minhas necessidades. Sou bibliotecária em uma escola internacional.


A edição que eu utilizo é a impressa e eu a comprei na Amazon americana por cerca de 195 dólares. Isso foi antes da pandemia mundial e do dólar chegar a quase 6 reais. Então, é preciso considerar isso também.

Eu costumo preferir comprar esses manuais em versão impressa porque não preciso renovar anualmente e eliminar esse custo. Mas, atualmente, talvez, considerar a assinatura digital seja uma possibilidade.

26 visualizações

©2020 por Mocinha da Biblio. Orgulhosamente criado com Wix.com