• Marcelly Chrisostimo

Tudo tem um início.


A verdade é que a gente passa mais tempo pensando em tudo que não alcançou ainda do que efetivamente valorizando nossas conquistas.

Foto de Jukan Tateisi via Unsplash


Não quero dizer aqui que deveríamos passar tempo nos vangloriando e nos tornarmos alguém convencido, nem nada relacionado. Por outro lado, ninguém dá crédito a quem não confia em si mesmo, em quem não tem segurança sobre si, sobre seu próprio trabalho e capacidade. Como se posicionar então? Se tendermos a nos diminuir, sairemos como inseguros. Se aumentarmos nossas conquistas, seremos os convencidos. Qual a solução então? A solução é: seja realista. Seja você mesmo, reconheça suas conquistas, valorize suas qualidades e feitos e analise racionalmente suas áreas de melhoria. Tudo tem um começo.

Mas, eu venho aqui pedir encarecidamente: pare de se autossabotar. Apenas pare. Todos nós temos medos, inseguranças, dificuldades. Você tem duas opções:


  • Ou você se conforma, se rende, senta, cruza os braços e reclama.

  • Ou você olha pra dentro de você, descobre onde está, onde quer chegar e traça um plano para alcançar seus objetivos.


Algumas pessoas podem dizer que eu sou uma sonhadora, ingênua ou até otimista demais. E que seja. Elas estão focadas apenas em onde eu quero chegar. Mas, eu prefiro focar nesse plano de ação. Prefiro focar em tudo que eu precisarei fazer e tenho feito para alcançar esses objetivos que parecem tão distantes… Tudo tem um início.

E esse blog é parte do meu.



Foto de Carl Heyerdahl via Unsplash.



Por que criar um blog/site?


Quando eu comecei a produzir conteúdo para o Instagram sob o @mocinhadabiblio , eu não tinha noção da proporção que isso tudo iria tomar. Eu sempre amei escrever e criei o perfil no fim de 2019 para compartilhar meus pensamentos sobre biblioteconomia escolar, como um diário ou desabafo, sabe?


Eu escrevia meus posts no bloco de notas do celular, em pé no metrô lotado, quando dava. Eu não tinha um compromisso ou peso por isso. Era algo que eu fazia por mim. O foco era em mim, no que e quando eu queria fazer. Até que eu tive um estalo. Não sozinha. Mas, comecei a receber muitas mensagens de estudantes de Biblioteconomia, bibliotecários recém formados perdidos pois não tiveram formação em biblio escolar e não sabiam por onde começar em seus novos empregos.


E eu comecei a ver que o meu conteúdo ajudava essas pessoas. Comecei a ajudá-las mais no privado. E eu AMEI isso! Me senti útil. Mais do que com uma pesquisa ou artigo publicado em uma linguagem super acadêmica… E entendi que não era só sobre mim, sobre minha necessidade de compartilhar algo legal ou desabafar sobre o que me incomodava na área. Mas, sobre ser uma voz que pode amplificar as ideias nas quais eu acredito e tanto pesquisei na minha dissertação de mestrado.


Ninguém aguenta mais as palestras sobre o Dia do Bibliotecário. Ninguém aguenta mais! E na minha opinião baseada em 0 fatos científicos e apenas na vivência, parte da impopularização da classe bibliotecária vem do fato de ainda não termos uma presença forte de bibliotecários nas escolas. E também a alguns exemplos do que não seguir como bibliotecas como lugares de castigo, bibliotecas não muito acolhedoras, profissionais ranzinzas… mas, isso é papo pra um outro post. Dito isso, eu venho aqui tornar público o meu compromisso de me movimentar para mudar isso. Eu me proponho a compartilhar e produzir conteúdo sobre Biblioteconomia Escolar e até de outras áreas que possam agregar e serem adaptados e utilizados na nossa prática.

E eu estava sofrendo muito já para fazer minhas ideias caberem no Instagram. Eu amo escrever e a cada dia, me sentia mais podada. E aqui, acredito que poderei ser mais livre para desenvolver mais os conteúdos.


Se você, assim como eu, quer fazer a Biblioteconomia Escolar crescer, te convido a puxar uma cadeira e ocupar um lugar à mesa nessa conversa. Ninguém faz nada sozinho.

#bibliotecas #bibliotecaescolar #biblioteconomia #mocinhadabiblio




0 visualização

©2020 por Mocinha da Biblio. Orgulhosamente criado com Wix.com