• Marcelly Chrisostimo

Tuitaço pela Biblioteca Escolar: vamos colocar a Lei 12.244 nos Trending Topics do Twitter?


No último dia 22 de maio de 2020, o Conselho Regional de Biblioteconomia - 9a região compartilhou em sua página do Facebook uma chamada à um "tuitaço" sobre a Lei 12.244 no próximo dia 25 de maio.


"Mas, Marcelly, me explica essa história porque eu não entendi nada." Calma, jovem, me acompanha que você vai entender!


Sobre o "tuitaço"...

"Tuitaço" é uma forma descontraída e informal de se referir à uma atividade em uma intensa rede social chamada Twitter.

A rede social em questão tem um formato próprio de interação através de postagens curtas chamadas tweets.


Os assuntos mais comentados e indexados através das hashtags compõem uma lista chamada Trending Topics.


Particularmente, essa é uma rede social que eu gosto muito e é possível me encontrar lá sob o user @mocinhadabiblio. Costuma ser uma boa fonte de tendências e a depender de quem você se propõe a seguir, um foco de polêmicas e debates ideológicos e políticos também...

Foto via Unsplash.


Sobre a Lei ...


Volte alguns posts, se quiser ler mais sobre as legislações e resoluções em Biblioteca Escolar. Acesse um post completo aqui.

A LEI Nº 12.244 DE 24 DE MAIO DE 2010 dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País. Resumidamente, cada escola em território nacional, sendo pública ou privada, passaria a ter a obrigatoriedade de ter uma biblioteca e um profissional qualificado e com registro ativo no Conselho Regional de Biblioteconomia de sua região. Lembrando que o exercício da profissão sem qualificação ou registro ativo é ilegal. Apesar de ter gerado muitos debates, 10 anos depois, sabemos que a realidade está longe do que o ideal.


Por que fazer o "Tuitaço" no dia 25 de maio, segunda feira?


A lei em questão previa um prazo de 10 anos para vigorar. Ou seja, as instituições teriam 10 anos para se preparar e adequar às recomendações. Então, o único dia para cumprimento dela seria no dia 24 de maio de 2020. O dia 25 de maio será o primeiro dia pós prazo vencido e a meta é trazer visibilidade para essa temática.


As redes sociais já se mostraram uma ferramenta poderosa de mobilização não só entre a classe, mas também de "leigos". O "tuitaço" pode auxiliar na divulgação da lei, trazer essa temática à pessoas que ainda não tinham tomado conhecimento e permitir que pessoas influentes ajudem nesse trabalho de divulgação.


Os bibliotecários precisam parar de falar para bibliotecários somente. Precisamos alcançar pessoas que não entenderão jargões técnicos e não necessariamente tiveram o privilégio de ter acesso à uma biblioteca em sua escola ou até mesmo na vida. O meu objetivo é que a biblioteca escolar seja tão debatida e fortalecida que uma mãe ao considerar uma escola para matricular seus filhos questione se a instituição possui uma biblioteca, se há um bibliotecário ali e se proponha a conhecer o projeto pedagógico antes de confiar a educação de quem ama à uma instituição.


A biblioteca ideal precisa ser um lugar acolhedor, universal e principalmente inclusivo. E ocupar os lugares onde o público está é uma das formas de construir essa biblioteca ideal.


Quero participar! Como posso me envolver?

  • Primeiramente, crie uma conta no Twitter;

  • Compartilhe e mobilize o máximo de pessoas que puder;

  • Compartilhe nas suas outras redes sociais;

  • Crie um alerta no seu celular para te lembrar no dia 25 de maio pela manhã;

  • Escreva um tweet ou post (para as outras redes) e marque as tags #bibliotecaescolar, #lei12244 e #bibliotecario.

  • Poste, curta e compartilhe os conteúdos que forem produzidos sobre isso!

  • Como eu sou inconformada, vou marcar alguns famosos nesses tweets para tentarmos um alcance maior. Faça isso também, se puder.

0 visualização

©2020 por Mocinha da Biblio. Orgulhosamente criado com Wix.com