• Marcelly Chrisostimo

Você sabe delegar? A história de como aprendi com meus erros...



Na última terça, durante o nosso AULÃO sobre gestão de tarefas, eu compartilhei sobre como aprendi a delegar. E eu aprendi errando, né?


Eu estava cobrindo a licença maternidade da minha chefe com auxílio de uma estagiária temporária. A questão é que eu já estava tão envolvida com os alunos, tarefas.. Estava tão acelerada e pilhada que, preciso admitir, não fui a melhor líder que poderia ser inicialmente.


E mesmo sem entender bem o porquê, comecei a notar que a minha estagiária estava quieta, falava pouco.. Comecei a me perguntar se ela estava feliz ali. E a chamei para conversar.


Eu compartilhei com ela o que tinha notado. Pedi um feedback sobre a experiência de estagiar na empresa, os prós e contras.


Pedi que compartilhasse comigo sobre as tarefas que a faziam feliz e as que ela não gostava muito. Perguntei o que ela gostaria de aprender e fazer mais. E foi então que eu entendi que eu era parte do problema.


O balcão de atendimento era em formato curvo e a minha mesa era mais próxima da porta. Isso fazia com que eu fosse o primeiro contato de qualquer pessoa que entrasse pela biblioteca, para depois acessarem a estagiária.


Pela força do hábito e sem perceber, eu atendia aos alunos imediatamente. Eles chegavam, eu entendia o que precisavam e já os atendia, sem dar a chance de permitir que a estagiária também tivesse esse contato. Porque eu já estava tão embuída das minhas atividades e com tantas responsabilidades novas na cabeça, que não me dei conta de que talvez eu não estivesse delegando.


Naquele momento, apesar de AMAR o serviço de referência e ser o que mais gosto de fazer na biblioteca, para dar conta do aspecto gerencial da coisa, eu precisava abrir mão da minha atividade preferida.


E havia alguém ali a disposição para me auxiliar nesse processo. Mas, eu não percebi que isso estava acontecendo até a chamar para conversar.


Ás vezes, delegar não vai ser confortável.


Mas, é necessário. Tanto para nosso próprio crescimento quanto da nossa equipe e da instituição.


Existem coisas que somente você pode fazer. Mas, quantas dessas, você faz porque sempre fez e ama fazer, mas que já poderiam ter sido delegadas?


Mesmo quando não temos equipe, que é o meu caso atualmente, eu consigo visualizar claramente que há tarefas que eu posso delegar.


Ninguém precisa dar conta de tudo e tá tudo bem.


Essa semana ainda, vou compartilhar alguns aspectos a observarmos antes de delegar.

Vamos conversar mais sobre isso? Te pergunto de novo:


Você sabe delegar? Te convido a compartilhar sua experiência também.

4 visualizações

©2020 por Mocinha da Biblio. Orgulhosamente criado com Wix.com